Quem diria? A canção no ano seguinte faria sucesso numa época em que ainda não haviam telefones celulares nem internet como WWW no Brasil. Eram os ELETRODOMÉSTICOS, a banda. “Choveu no Meu Chip” profetizava a era digital e a incorporação de computadores pessoais no cotidiano, e acabou alcançando os primeiros lugares em vendas e execução nas rádios do país na segunda metade dos anos ’80 (1). Seus autores Guilherme Jardim, Luciana Araujo Lumyx e Manfredo não acreditariam: uma alegria sem par. O hit com batida tecnopop/new-wave e refrão “chiclete” começou nas pistas das danceterias e pegou em cheio uma geração que ainda confundia “chip“ com “jeep“. Seguiu caminho nas rádios Fluminense – a “Maldita“, Cidade e Transamérica, estourando em escala nacional, ao lado de hits de Cazuza e R.P.M., surpreendendo até a banda, que havia gravado a faixa num chamado “ pau-de-sebo” * quase por acaso e ainda não tinha muita estrada no currículo.
Foto acima: Flavio Colker
Alguns números
“Choveu no Meu Chip/Eletrodomésticos” (CBS –dezembro de 1985) alcançou em 6º lugar em vendas no Estado do Rio em maio de 86 (fonte: NOPEM).
A faixa esteve nos primeiros lugares em execução nas rádios do país por diversos meses, entrando em vários LPs de coletâneas de músicas de sucesso como:
- “Os Intocáveis” (CBS -1984);
- “OverDoze” (Som Livre – 1985 -1º lugar em vendas junho/85, NOPEM);
- “Melhores da Transamérica” (Transamérica, 1985);
- “Dance-Mix 2” (CBS 1985 -12º lugar em vendas no Grande Rio, NOPEM).
Em maio de ’85 a revista Veja publicava um trecho da letra da canção, considerada como pertencente à safra da música que melhor expressava a realidade urbana:
Um retrato de alta fidelidade da vida do país nos dias de hoje (…)
Choveu no meu chip
mas que tristeza sem par
choveu no meu chip
não posso mais computar (bis)
você não acreditaria
minha tristeza foi sem par
com o meu chip assim molhado
não poderei mais computar
o meu programa foi pro brejo
minha memória se apagou
meu terminal de vídeo verde
entrou em curto e queimou
………
já eram todos os arquivos
os meus controles pessoais
o telefone dos amigos
minhas informações vitais