Agregadores
a atual rota para fazer DISTRIBUIÇÃO DIGITAL de sua música
Veja + abaixo nosso comparativo de agregadores
a atual rota para fazer DISTRIBUIÇÃO DIGITAL de sua música
A única forma de fazer sua música chegar nas plataformas digitais como Spotify, Apple Music, Deezer, TikTok etc (os chamados “DSPs” – Digital Service Providers, ou “lojas”) é contratar algum agregador (distribuidor). São eles que fazem a distribuição digital dos seus fonogramas para as várias plataformas e, às vezes, fornecem alguns outros serviços. Há diversas empresas agregadoras. Poucas são brasileiras, e já há algumas internacionais sediadas no Brasil. Se achar vantajoso, nada impede você de contratar uma empresa gringa. Mas lembre-se de conferir a atribuição do ISRC de seus fonogramas, e dar atenção às questões fiscais de remessa de dinheiro.
A ESCOLHA: leve em conta os fatores que diferenciam os agregadores, como seus preços x pacotes de serviços, suporte ao cliente, prazo de entrega às plataformas, relatórios de desempenho etc.
É possível ter mais de um agregador (vale a pena pagar por isso?), mas só pode haver um único agregador por fonograma. Se não estiver satisfeito, você também pode trocar a empresa que faz sua distribuição, sem perder as estatísticas de plays – mas isso não é tão simples.
Não basta ter sua música nas plataformas para ganhar “plays”. É preciso divulgar seu trabalho e obter uma base de fãs. Ter fonogramas em playlists temáticas editoriais ajuda. Tudo isso pertence à área de divulgação e marketing.