TRILHAS PARA TV

O foco na criação de trilhas é fazer uma ponte de correspondências entre IMAGEM e MÚSICA – a tradução de idéias entre dois universos de trabalho de Luciana Araujo Lumyx, como designer e como musicista. Sócia na empresa ARIA Produções Musicais entre 89 e 94, Luciana compôs, arranjou, gravou e produziu trilhas para TV, filmes publicitários e institucionais.
Entre elas, aberturas de programas da TV Manchete, muitas vezes criadas desde seu conceito ao lado dos designers e diretores de arte do Depto. de Vinhetas e Aberturasda Rede. À partir de material analógico – fitas VHS – conseguimos recuperar vídeos de duas delas: “Almanaque” e “Fronteiras do Desconhecido”.  Veja:

ALMANAQUE

O programa de variedades para o público feminino foi lançado na Rede Manchete em 1992. Além de compor, Luciana Araujo Lumyx fez o arranjo e gravou teclados para a trilha (em co-autoria e co-produção com Marcos Kuzka Cunha) bem marcada musicalmente pelo ritmo dos eventos animados do filme, como a mulher descendo na balança e a máquina de escrever do final. A abertura é uma realização da equipe do Departamento de Vinhetas e Aberturas da Rede de TV.


This varieties’ show for female audience was launched in Brazil’s Manchete Network in 1992. Besides composing and arranging the overture theme, Luciana Araujo Lumyx  recorded keyboards for the soundtrack (co-authored and produced with Marcos Kuzka Cunha) which musically follows the rhythm of the animated events such as the screaming girl, the fat woman moving down the scale and the typewriter sounded at the end.  Matéria publicada n’O Globo sobre o processo de criação da animação.

FRONTEIRAS DO DESCONHECIDO

Em episódios meio “sobrenaturais” ao estilo Twilight Zone, o programa foi lançado na Rede Manchete em 1990. Além de compor, Luciana Araujo Lumyx toca piano na trilha (de co-autoria com Marcos Kuzka Cunha) para as cenas surrealistas inspiradas no pintor Magritte criadas pela equipe do Departamento de Vinhetas e Aberturas da Rede de TV. Uma pena que a antiga VHS original estava ligeiramente danificada no início e o final do filme, o que não chega a comprometer a apreciação.


This Twilight Zone styled TV show was released on Brazil’s Manchete Network in 1990. Luciana Araujo Lumyxplays the piano in this soundtrack which was composed (co-authored with Kuzka) over images inspired by the surrealist Magritte and created by Network’s Vignettes and Openings staff. Unfortunately, the original old VHS tape had its sound a little bit damaged at the beginning and the end but it doesn’t compromise the appreciation.
Na ARIA Produções, além de desenvolver conceitos para projetos à partir de briefing e coordenar o estilo musical, Luciana cuidava também do casting de músicos e vocalistas em sessões de gravação e a direção musical.
No trabalho em ambiente de estúdio e ilhas de edição para sonorização, geralmente gravando os teclados, Luciana também estava envolvida com tecnologia: edição com software de música, sampling e MIDI e a supervisão em equipe, ao lado de engenheiros de som, para gravação, mixagem, e masterização.